terça-feira, 12 de outubro de 2010

Fazer arquitetura- as fases de um projeto.

Fazer arquitetura é ter uma postura reflexiva e otimista com o futuro e o desconhecido. A grande companheira do arquiteto é a incerteza. Esta incerteza é gradativamente diluída com o conhecimento da nossa história, cultura e desejo de projetar o futuro. A arquitetura quando criada é a utopia. O construir e o fazer arquitetura é para os fortes de espírito. Esta é a razão pela qual nos primórdios da civilização os povos construíam para os deuses, que definiam os destinos da humanidade. Hoje, sabemos que a dignidade do ser humano é o fator imperativo da sua sobrevivência. Dignidade espiritual, material, individual, coletiva. A arquitetura só existe quando atende a esses anseios universais e regionais. A atuação do arquiteto deve ser uma busca constante no reconstruir novos espaços para uma sociedade, e induzi-la a novas reflexões , sejam técnicas, funcionais, tecnológicas,culturais, materiais, visando o crescimento do saber humano. Projetar o futuro é a essência da própria arquitetura, pois o ato de projetar é de antever. Quando projetamos somente a realidade, poderemos gerar a catástrofe. Se criarmos o sonho, estaremos redescobrindo uma nova realidade que atenderá às mais dignas propostas da humanidade, como a história tão bem nos mostra.


  •  DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO.
São projetados com exclusividade, de acordo com o programa de necessidades obtido através de conversa com os clientes. Os projetos apresentam arquitetura diferenciada, destacando-se do convencional, buscam o máximo aproveitamento do terreno, bem como da iluminação e ventilação natural. Serão executados de acordo com o estilo preferido do cliente, e apresentados da seguinte forma:

1. PROGRAMA DE NECESSIDADES
 O programa de necessidades consiste em observar quais são as expectativas dos futuros moradores, ou investidores em relação ao novo projeto. Isto acontece em uma conversa com o arquiteto, onde os proprietários demonstram seus desejos e necessidades: 3 ou 4 dormitórios, suite com banheira? sala com pé direito duplo, ou mesmo a pequena foto guardada a muito tempo daquela revista... onde está a piscina dos seus sonhos! Enfim, este programa de necessidades é a base fundamental para um bom projeto de arquitetura.


2. ESTUDO PRELIMINAR

 Esta segunda etapa transfere para o papel, todas as necessidades dos clientes, de forma a assegurar um equilíbrio harmônico entre os espaços construídos e a situação do terreno e da vizinhança. Um bom projeto arquitetônico é aquele que leva em conta o seu lote, sua topografia e orientação solar, também é fundamental integrar a construção com o entorno, valorizando vistas e trabalhando muros e gradil. A setorização, distribuição dos ambientes, volumetria e estimativa de área construída também fazem parte desta etapa. O cliente deve analisar o projeto para iniciarmos a próxima fase.
3. REVISÕES DE PROJETO

  • Após a análise do Estudo Preliminar pelo cliente, o mesmo poderá solicitar alterações no projeto, sendo discutido com o arquiteto suas reais necessidades, de forma a adaptar o estudo ao desejo do proprietário. Após feitas as alterações (no prazo médio de 1 semana), o projeto é novamente apresentado ao cliente para apreciação.
4. ANTE PROJETO
  • O Ante Projeto, busca adaptar o estudo preliminar, as alterações sugeridas pelos clientes. Este projeto é apresentado com uma riqueza de detalhes superior ao do estudo preliminar, sendo portanto, este, um "quase projeto final", que ainda possibilita algumas mudanças de pequeno impacto no projeto. Com a análise do cliente seguimos para a próxima etapa:

5)  PROJETO FINAL
  • Consiste na entrega do conjunto de plantas para encaminhamento de aprovação na prefeitura.
IMPORTANTE: É indispensável para início dos trabalhos um levantamento topográfico do terreno, sobretudo para lotes irregulares e acidentados.

ITENS QUE NÃO ESTÃO INCLUSOS :
  • Alterações nos projetos de qualquer natureza ou dimensão, após projeto aprovado pelo cliente;

  • Projeto de cargas elétricas: Este projeto deverá ser executado por engenheiro elétrico, que ficará responsável pela distribuição da fiação e dimensionamento de disjuntores, além de ligações elétricas na obra; Poderá ser desenvolvido um projeto de layout, para orientação do projeto elétrico.
  • Projeto de hidráulica: O dimensionamento das tubulações deverá ser feito por engenheiro responsável, ou mesmo pelo profissional que executará o serviço.
  • Acompanhamento, coordenação e execução da obra, fica a combinar.
  • O arquiteto poderá indicar mão-de-obra qualificada e lojas especializadas, se solicitado pelo cliente, porém não poderá se responsabilizar pelos seus serviços/ produtos;
  • Detalhamento de mobiliário, dimensionamento de churrasqueiras ou móveis. Estes projetos serão cobrados à parte. 
  • No momento da entrega final do projeto, será entregue uma cópia impresa com CD personalizado contendo o projeto completo em CAD. Despesas com cópias adicionais ficarão a cargo do cliente.


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário